

O Empreendimento Terra do Sol é uma iniciativa da Ecoluz, juntamente com um grupo de investidores, que possibilita a quem deseja ter energia solar e não tenha terreno ou área de telhado suficiente para instalar sua usina, possa realizar esse sonho em um ambiente remoto.
Neste cenário, a Terra do Sol oferece também o acesso a essa energia limpa e renovável sem a necessidade de investimento através do sistema de aluguel.
Essa possibilidade tornou-se viável a partir do final de 2015, quando a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), alterou a Resolução 482, possibilitando a instalação de micro ou minigeração em local diferente da unidade consumidora, tornando a utilização de energia fotovoltaica muito mais acessível.
A Terra do Sol já tem uma unidade em pleno funcionamento em Ibotirama na Bahia e está montando outra em Jaíba, Minas Gerais, com capacidade de 1,0 MWp, más o objetivo é expandir para vários estados da federação.
PERGUNTAS FREQUENTES
- Quem pode aderir à Terra do Sol?
Qualquer pessoa jurídica, atendida pela Distribuidora COELBA pode aderir à Fazenda Solar. A única restrição é que a conta de energia deve estar no CNPJ do estabelecimento.
- A Terra do Sol é uma atividade regulamentada?
Sim. A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) regulamentou essa atividade através da Resolução Normativa nº 482 de 2012, permitindo aos consumidores de energia elétrica de todo país produzirem sua própria energia elétrica, seja instalando um sistema solar no telhado da sua casa/estabelecimento, seja participando de uma fazenda solar.
- Existe alguma restrição da Concessionária?
De forma alguma. A concessionária de energia elétrica, é responsável apenas por distribuir a energia que alguém a gerou (por exemplo, a usina hidrelétrica de Itaipu) para seus consumidores. A única diferença é que agora você é seu próprio gerador.
- Caso minha energia acabe, a quem devo comunicar?
A Relação com a concessionária continua a mesma, ou seja: Qualquer problema com a rede elétrica da sua localidade é a distribuidora que continua sendo seu ponto de contato, nesse sentido, nada muda no seu dia a dia do ponto de vista técnico/operacional.
- E como fica a questão financeira ao aderir?
– Sob a ótica da distribuidora de energia: Hoje, a distribuidora de energia cobra de você tanto os custos para ela distribuir a energia, quanto os custos de quem gerou a energia. Após recolher os recursos com você, ela fica com a parte associada à distribuição e repassa para o gerador os custos de geração. Ao aderir à Fazenda Solar, ela não precisa mais recolher de você a parte associada à geração, uma vez que você mesmo produziu sua energia.
– Sob a sua ótica: mensalmente, a distribuidora irá descontar do seu consumo, toda a energia elétrica que você mesmo produziu pelo seu lote. Caso seu lote produza menos do que você necessita no mês, a distribuidora irá te entregar a diferença e, consequentemente, cobrar por isto. Caso seu lote produza mais, você fica com um crédito para usar nos meses subsequentes.
- Preciso pagar algo no momento da contratação?
Não! Você precisa apenas escolher um dos planos e assinar o termo de adesão. Você só começa a pagar após do recebimento do crédito em sua conta de energia.
- Quais os benefícios da Terra do Sol?
Além de agora você gerar sua própria energia, ela é de fonte renovável e inesgotável e, dependendo do seu plano, você ainda garante um desconto na sua conta de energia.
- E como a Terra do Sol ganha dinheiro?
Nós construímos a usina e a rentabilizamos com a administração e comercialização de seus lotes.